Saiba como calcular a cubagem do caminhão
Trabalhando com o transporte de cargas pesadas e tendo seu frete cobrado por toneladas, o cálculo da cubagem deve ser feito para garantir que a cobrança seja efetuada da maneira correta, evitando prejuízos na operação.
Como fazer a conta da cubagem do caminhão:
- Cobre o acréscimo da cubagem sempre que a densidade do carregamento for menor que 300kg/m³;
- Calcule o frete multiplicando o volume da mercadoria por 300kg/m³;
- Utilize a fórmula: ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x (UNIDADES, EM CARGAS FRACIONADAS) x 300 (FATOR).
Ao contabilizar apenas as toneladas da carga transportada, podem haver prejuízos, já que o custo real do transporte pode mudar de acordo com a lotação do veículo. Por isso, recomenda-se a cobrança do acréscimo da cubagem, sempre que a densidade do carregamento for menor que 300kg/m³.
De forma simplificada, a fórmula para o cálculo se resume às três dimensões da carroceria e ao fator (volume) de cubagem. Tratando-se de cargas fracionadas, também devemos considerar o número de unidades, conforme a fórmula mencionada anteriormente:
ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x (UNIDADES, EM CARGAS FRACIONADAS) x 300 (FATOR)
Essa alternativa de cobrança é uma prática comum no mercado do transporte, seja ele terrestre ou aéreo. Os correios, por exemplo, cobram a cubagem no transporte das mercadorias considerando 4.800cm³ como o volume máximo por kg, correspondendo à densidade mínima de 208,33kg/m³.